O Caos da Selva de Pedra
A partir da década de 70, com o início da urbanização no Brasil, a população passou em pouco tempo de rural para urbana. Além disso, a rápida urbanização brasileira ocasionou alguns entraves como a favelização, a falta de saneamento básico bem como fatores que dificultam a economia e a mobilidade urbana.
É notória a diferença existente entre bairros em muitas cidades. O Morumbi e a favela de Paraisópolis em São Paulo são exemplos de dicotomia no que tange habitação, calçamento, privacidade e iluminação. Vale salientar também que nem todos os bairros dispões de calçadas para deficientes ou idosos que utilizam bengalas, uma vez que não disponibilizam de rampas ou contam com placas e postes no meio.Tudo isto gera exclusão social, incita a violência e invalida a constituição que prega a democracia e igualdade.
A falta de mobilidade influência também a economia. No governo de Juscelino Kubitschek a implantação do setor automobilístico impediu o desenvolvimento de outros modais de transportes. A herança disto são as filas de caminhões nos portos de Santos e Paranaguá para escoamento de grãos, por exemplo, assim como a dificuldade para transportar mercadorias no mercado interno entre cidades e estados. Muitas mercadorias transportadas por caminhões não conseguem atingir o prazo de entrega devido ao trânsito, ao congestionamento de carros e à precariedade das vias.
Vê-se, portanto, a necessidade da atuação de Governos e Sociedades. Os Governos municipais devem implantar projetos de mobilidade urbana para padronizar calçadas e ciclovias nos bairros com dinheiro de impostos, sobretudo do IPTU. Os cidadãos, enquanto sociedade, devem usufruir dos modais coletivos, como metrôs, ônibus e automóveis compartilhados, bem como o Governo Estadual tem de subsidiar as passagens para reduzir o preço. Ao Governo Federal compete a implantação de viadutos, manutenção de estradas, plano piloto para incorporação de trens e metrôs e uma rede aeroviária integrada para escoar para os portos produções a serem exportadas. Com estas medidas é possível minimizar o caos semeado na segunda metade do século passado
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