quarta-feira, 17 de junho de 2015

Solo - 17 de Junho: Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca


                                 
   
Em um dia como esse, nada mais oportuno que falar sobre a importância do solo.
Compondo um dos quatro elementos, ele se inclui: TERRA, água, fogo e  ar. 

É formado pela desintegração e pela decomposição das rochas, assim como por:
Matéria Orgânica, - garante  fertilidade;
Ar - fornece oxigênio; 
Minerais - servem de nutrientes;
Água -  transporta os minerais.

Não é possível obter clareza sobre o tempo de sua origem, uma vez que o tempo e a variedade de cada solo depende da região, das correntezas, dos ventos, da topografia, da cobertura vegetal, das intempéries climáticas assim como da ação antrópica e da rocha matriz.

                                    

As camadas presentes no solo são classificadas como horizontes do solo. O conjunto de horizontes, é determinado de Perfil do Solo. De acordo com o desgaste da rocha matriz, é possível obter 
Rocha Matriz recém-exposta (na figura, 'Rocha')
Solo Jovem (litossolo)  (na figura, 'solos jovens')
Solo Raso (Cambissolo) (na figura, 'solos jovens')
Solo Maduro (Podzol) (na figura, 'solo maduro')


Classificação dos Solos
Esta leva em conta os diferentes processos de formação
-Zonais: Possuem formação relacionada à fatores climáticos.
-Interzonais: Indicam características do relevo local ou da rocha de origem.
-Azonais; solos desenvolvidos, como os de deslizamentos. Estão em todas as latitudes.

Tipos de Solo
- Arenoso;
- Argiloso;
- Humífero;
- Massapê;
- Laterício;
- Latossolo;
- Litossolo.

Um dos tipos de solo é o de "Terra Roxa", comum no sul de sudeste do Brasil. Aspecto interessante sobre esse solo é que, ele é vermelho, e não roxo.  Os imigrantes italianos, ao chegarem em locais como o Vale do Paraíba, em São Paulo, para trabalharem nas lavouras de café, utilizaram seu idioma e chamaram de "terra rossa" (em italiano, 'rossa' é vermelha), ganhando o nome popular de terra roxa.

Vale salientar que quanto maior for a quantidade de matéria orgânica, mais escura será sua cor. O solo  ideal é aquele  que possui alta fertilidade, não apresenta deficiência de água e oxigênio, não está sujeito à erosão e degradação e não é raso,

Atualmente, o solo sofre com as mudanças climáticas e com a ação antrópica sobre ele.
 Erosão, com a formação de sulcos e ravinas, e posteriormente, voçorocas;
Contaminação por agrotóxicos e fertilizantes (posteriormente contamina também o lençol freático);
Ocasionam o assoreamento de rios;

Além disso, ocasiona também a desertificação, que é o processo em que o solo é tão explorado, que perde seus nutrientes e propriedades, sendo em muitos casos, de perda irreversível, mesmo com correção de pH, adubação e calagem e tantas outras técnicas pedológicas.

Costumo dizer, comicamente, que meu cabelo quando muito seco está desertificando. Entretanto, é possível fazer uma hidratação, um corte ou simplesmente esperar que ele nasça para que eu o usufrua. Em contrapartida, a formação do solo dependeu de milhares de anos, não sendo possível que nós, seres humanos, reconstrua-o 100% para usufruir da mesma maneira inicial em curto prazo. 
Assim, cabe a cada cidadão economizar água (ora, ela faz parte intrinsecamente dos ecossistemas, sendo fundamental para o solo); Compreender a procedência dos minerais a seres utilizados com fins econômicos no cotidiano; utilizar da coleta seletiva, e aproveitar a matéria orgânica para adubação; Em caso de plantações, utilizar a rotação de cultivo; utilizar adequadamente fertilizantes e agrotóxicos (assim como realizando o devido descarte de suas embalagens).


Esclarecimento
Compreendo que tenha fugido do tema comemorativo do dia de hoje, me orientanto apenas ao tema solo. Mas a questão comemorativa inicialmente é a desertificação, o que de certa forma, me permite isso. A água é um tem que vem sendo debatido nos últimos anos com bastante frequência, assim como já foi abordada por aqui.

Assim, 

Desejo a todos um feliz dia do Combate à Desertificação e à Seca.

      Um beijo e um copo d'água para irrigar suas plantinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário