sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Agradeça & Floresça

Uma das primeiras postagens associava felicidade com adaptação.
Ainda concordo com isto, mas tendo em vista que a felicidade por si só é apenas um estágio, algo momentâneo, acredito que o que forneça felicidade seja também o fato de saber agradecer.
Algum dia desses das férias minha mãe disse que eu tinha de sofrer para ser feliz. Disse isso brincando, claro, quando eu estava reclamando de brincadeira de regar as plantas.

Observe os índices de depressão e suicídio. Ocorrem majoritariamente com pessoas que financeiramente estão acima do índice da pobreza. Digo que isso não acontece em suma com pessoas pobres. Quantas vezes o questionamento sobre personalidades como os atores Robin Williams e Owen Wilson terem depressão veio a tona.
Analizo que, quanto mais pobre financeiramente uma pessoa, acredito que mais rica de alma ela seja. porque sabe agradecer. Para pessoas assim, o pouco vale muito.

O que é uma blusa para quem tem 4 peças? agora imagine essa blusa em meio um guarda roupa com vestimentas inúmeras.
O que é um edredom para quem passa frio às noites? agora imagine o mesmo para quem dorme numa cama de dossel.
O que é uma verdura para quem come apenas feijão e arroz? imagine esta para quem tem o prato farto e colorido.

Pois bem, o segredo da felicidade está em agradecer.
 Agradecer não pela etiqueta da sua roupa ou pelo look ter ficado espetacular. Mas por ter uma peça de roupa. E mais. Sugiro um desafio: experimente sair na rua 'baranguinha', com cabelo preso e uma roupa tradicional. Pois é. A falta de percepção ou o modo de tratamento das pessoas é incrível comparada com situação semelhante caso o cabelo - ainda mais se for longo e liso - for solto. Vivi esta experiência e aprendi não ser como estas pessoas -que avaliam aparência. Tenho a cautela de passar pela rua e tentar desvendar o passado das pessoas que passam por mim. Elas carregam histórias em seus olhares e são especiais para alguém.
Percebi esta minha falta de percepção um dia desses conversando com meus pais na janta e ao deitar para dormir não lembrava sequer a roupa que eles estavam vestindo. Por vezes somos muito narcisistas e nos preocupamos com Nossa aparência; com Nosso bem estar; com Nossa saúde. Com a integridade do Nosso corpo e esquecemos de olhar nos olhos do outro; de admirar as coisas sensíveis. Nos preocupamos em sair bem em uma foto para que dê muitas curtidas e repercussão nas redes socais e esquecemos de aproveitar o momento. a viagem.  Esquecemos de nos preocupar com as pessoas que realmente importam, que estão ao nosso lado e nos limitamos em importar com a quantidade de curtidas (que convenhamos, você nem gosta, nem aprova as intenções e nem conhece tanto assim as pessoas que curtem suas fotos).




Agradeça.
Agradeça pela sua vestimenta;
Agradeça pela sua saúde;
Agradeça pelo seu alimento;
Agradeça pela presença dos seus pais;
Agradeça pelos sorrisos e olhares bons que recebe;
Valorize os momentos simples




Porque quando você agradece, o mundo dentro de você floresce.



Por mais pessoas que busquem a felicidade no ato de agradecer.


                                                                                                    Namastê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário