terça-feira, 21 de julho de 2015

Revês

Para compreensão de fatos, têm de ser analisada toda uma conjuntura, e não apenas situações isoladas. E isso se aplica para várias situações das relações humanas.

Ora, é bem verdade que, para compreender o término de uma relação, todo um conjunto de fatores anteriores devem ser levados em conta e não apenas o acontecimento em si. A maioridade penal, por exemplo, também deve ser analisada de maneira ampla, visando os fatos isolados (precariedade no sistema carcerário, gritante dicotomia social, alto índice de evasão escolar...) e englobando-os em uma única conjuntura. Para compreensão da corrupção brasileira, também cabe tal reflexão. Os fatos isolados ocorridos no decorrer da história, desde o descobrimento, dão origem a conjuntura atual que está intrinsecamente ligada com todos eles.



"Se você ama alguma coisa nunca pode deixá-la ir, nem por um segundo, senão ela vai para sempre"
   Ted Mosby - How I Met Your Mother.


O mesmo acontece com balões de gás hélio. E o pior, com pessoas. Há sempre aquela pessoa que, como te inflasse de gás hélio permitisse que seus pés saíssem do chão em meio à correria e à tensão da rotina. Entretanto, caso ocorra um erro na compreensão dos fatos isolados, toda a conjuntura é distorcida, e o barbante do balão é rompido, ocasionando a perda.

O mundo está repleto de balões, barbantes e gases hélio. O problema é que estão em locais distintos e com objetivos diferentes. Aí complica analisar situações e formar conjunturas.

Espero que dentro das relações humanas, seja possível a análise de conjunturas por meio da compreensão de todos os fatos isolados envolvidos. Assim como também espero que pessoas não se assemelhem tanto com balões, perdendo-se para sempre por um simples descuido.




                                                                                                                      Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário